POR QUE CONTRATAR UMA CONSULTORIA?

18.11.2015 | Por Eduardo Salles | leitura de 6 min

 

Mudar não é fácil. Com o passar do tempo, entretanto, torna-se necessário. Pelo simples motivo de que o ambiente à nossa volta, aquele em que tanto nós quanto as empresas estamos inseridos (o tão famoso mercado), também muda. E esse ambiente tem mudado com velocidade cada vez maior, cada vez com mais intensidade.

 

Então, quando uma empresa resiste a mudanças, assume (conscientemente ou não) o risco de se distanciar do mercado. Começam perdendo a capacidade de crescer. Depois disso, a de sobreviver. Mas por que as empresas não mudam para acompanhar o mercado? Ou por que elas mudam, mas não o suficiente? Ou ainda: por que não mudam na velocidade em que o mercado esteja mudando? Ora, por aquilo que dissemos logo no começo: mudar não é  fácil.

 

Mudar envolve abandonar, pelo menos em parte, certas formas de fazer as coisas. Formas que, até algum tempo atrás, eram válidas e traziam quase sempre os resultados esperados. Eram maneiras de ganhar o mercado, de fechar vendas, de produzir materiais e executar serviços, de entregar, de fechar as contas e apurar o lucro (e assim ganhar diariamente o leite das crianças). Pois então, esse é o ponto: eram verdade, foram boas estratégias, se mostraram táticas vencedoras. Acreditamos nisso! Mas, se as coisas não vão tão bem quanto antes (mesmo que apenas devido às mudanças do mercado), então é preciso mudar também!

 

Queremos enfatizar, entretanto, que mudar para acompanhar o mercado, mudar para sobreviver (e até mudar para ganhar mais que no passado), pode ser menos difícil (mais rápido), menos doloroso (menos desgastante), mais efetivo (custando menos) e mais eficaz (atingindo mais objetivos) do que se teme. Mas como? Tendo profissionais dedicados a isso, com conhecimento suficiente, sem vínculos, para prestarem um serviço pontual e dinâmico. (Não nos entenda mal, vínculos são extremamente importantes – mas um vínculo forte demais com o passado nos impediria de adotar a maioria das soluções necessárias.)

 

Em nossas experiências profissionais temos inúmeras oportunidades de aplicar nosso interesse, estudo e persistência no entendimento e solução de dificuldades profundas enfrentadas por empresas (para se manterem competitivas no mercado), em seus processos (para manterem ou melhorarem sua produtividade), por produtos (para atenderem expectativas de clientes – sejam de bens ou serviços), e, principalmente, por pessoas (empresários e outros profissionais).

 

Não precisamos convencer ninguém de que não há mais tempo nem energia a perder tentando 'lançar a bola, cabecear e defender'; não há paciência para mais erros; não há mais reservas para bancar uma estratégia duvidosa. As 'balas na agulha' estão no fim, ou só resta uma! Então, questionemos agora: por que não adotar um caminho diferente para resolver os problemas que se avolumam?

 

Contratando os serviços de um ou mais consultores que responderão diretamente ao proprietário da empresa (ou principal executivo, diretor ou gestor), haverá dedicação exclusiva por um tempo pré-determinado à sua empresa, com você (porque, afinal, quem mais entende do seu negócio é você) e com seu time (porque, afinal, quem faz as coisas acontecerem – ou não – são as pessoas que trabalham na empresa, sob sua liderança).

 

E antes que você pergunte... 'Ora, o que então uma consultoria vai fazer por mim ou pela minha empresa?'

 

Respondemos:

 

1. Nossa consultoria terá disponibilidade para, sem perdas de tempo, repensar e rediscutir o negócio com você (disponibilidade que, provavelmente, você não tem, sendo atropelado pela rotina diária e por preocupações).

 

2. Usaremos ferramentas para extrairmos de você (e de seu time ) as soluções e alternativas escondidas, abandonadas ou ainda impensadas para os maiores problemas que estejam emperrando suas vendas, sua produção, seu giro de estoque, seu fluxo de caixa, o retorno de seus clientes (ferramentas que você, provavelmente, não conhece).

 

3. Por fim, teremos foco na solução de problemas e no aumento de lucros, assessorando você e teu time por tempo determinado e com uma missão bem definida.

 

Bem, agora provavelmente valeria a pena você descobrir conosco se poderíamos ou não trabalhar juntos, ajudando especificamente a tua empresa. Chame-nos para um café – sem qualquer compromisso.

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